sábado, 27 de outubro de 2007

Porque os homens mentem?


Aqui as estações do ano são lindamente bem definidas. Agora, por exemplo, tenho me deliciado com as cores do outono. Até então, eu achava que era predominantemente amarelo, pois as folhas secam e caem. Só que voltando da Uni outro dia, passei por um prédio que é coberto em parte por uma trepadeira, cujas folhas normalmente são verdes. E as suas folhas estavam... vermelhas! Depois ficam amarelas e caem. Parei e fotografei, é claro. Cenas de outono...


Porque os homens mentem?

Pois é, agora a pergunta que ficou martelando, e em mim, foi essa.
Bom, fiz uma humilde listinha de motivos que levam os homens a mentir (a partir da minha experiência e a de algumas amigas). Claro que não são todos que mentem... só 99% deles. Aceito contribuições!

  • por necessidade de auto-afirmação
  • para seduzir e conseguir o que quer (sexo)
  • para conquistar
  • pelo desejo de possuir algo que está fora do alcance
  • acha que todo mundo mente então faz o mesmo
  • para se mostrar melhor do que é e fazer imagem do que não é
  • para tentar encontrar o ponto G de cada mulher (tolinhos... nunca sabem onde é!)
  • complexos (Édipo, por exemplo)
  • por medo de rejeição
  • por imaturidade
  • para administrar “projetos paralelos”
  • ...

E porque, mesmo depois de evidenciada a mentira, eles continuam mentindo:

  • para JAMAIS admitir que já mentiram antes.

Na verdade, a lista pode se alongar mais e até se tornar repetitiva. Mas penso que a raiz de todos os motivos está na criação divina, que fez o homem dotado de uma capacidade emocional LIMITADÍSSIMA, pois nos primórdios da humanidade a função do macho era apenas a de procriar, caçar e prover – não tinha a menor necessidade de sentir emoção.

Por outro lado, o Criador fez o ser humano dotado de inteligência, a fim de que ele fosse se melhorando com o passar dos tempos, quando as necessidades pudessem ser supridas de forma menos complicada. Só que os homens não souberam e ainda não sabem desenvolver seu lado emocional. Alguns ficam a vida inteira ligados na figura materna... outros trocam de mulher como trocam de roupa... e ainda há os que conseguem levar várias paralelamente – troféu “cara-de-pau” pra esses.

Acreditar em homem? Eu ultimamente não tô dando crédito nem pro meu pai...

2 comentários:

Anônimo disse...

Mulherem tambem mentem, a unica diferenca entre a mentira da mulher e da verdade na minha opniao é que a mulher acredita na sua propria mentira, tornando-a verdade. Fazer uma mulher confessar que esta mentindo ou fazer uma mulher confessar que a verdade dela nao é uma verdade universal é uma arte.

Marina disse...

Detalhe... o comentário "anônimo" aí é de uma mulher, amiga minha...