terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O que todas as culturas têm em comum?

Cada vez que falarmos aqui de cultura, será preciso relembrar de que conceito de cultura estamos falando, que é a de cultura como fator identificador de um grupo social. 

Segundo o antropólogo americano Kluckhohn, cultura é um padrão de comportamento (modo de pensar, sentir e reagir de um grupo humano) que é adquirido e transmitido sobretudo por símbolos dentro desse grupo e que representa sua identidade específica. Ela inclui os objetos concretos produzidos pelo grupo e seu coração está nas ideias e valores tradicionais.

Baseado nesse conceito de cultura o psicólogo e pesquisador de culturas holandês Geert Hofstede* conduziu um estudo lá nos anos 1960-70 entre os funcionários da IBM em 50 países, no qual percebeu que todas as culturas têm traços em comum, que ele chamou de “dimensões culturais”, e o que determina a diferença entre as culturas é o grau de importância que cada dimensão cultural tem dentro delas.

As cinco dimensões culturais definidas inicialmente por Hofstede são:

- Distância do poder
- Aversão à incerteza
- Individualismo X coletivismo
- Masculinidade X Feminilidade
- Orientação de curto prazo X longo prazo 

Uma sexta dimensão foi definida depois desse primeiro estudo, a Indulgência x Restrição.

Cada uma dessas dimensões culturais mostra como determinada cultura se comporta em relação ao tema, indicando uma relativa previsibilidade de comportamento, o que é de grande valia quando se vai estabelecer relações com uma nova cultura. 

Para conhecer cada uma das dimensões culturais acima e entender como elas se apresentam em diferentes culturas, acompanhe os próximos posts, onde elas serão conceitualmente apresentadas, acompanhadas de um caso ilustrativo para melhor compreensão. 

Os conceitos apresentados nesse post que precisam ser anotados são:

- dimensões culturais
- padrão de comportamento
- identidade de grupo
- valores

*Geert Hofstede: é um especialista holandês em estudos culturais. Ele é professor emérito de antropologia organizacional e gestão internacional na Universidade de Maastricht, na Holanda. Sua área de pesquisa é a cultura organizacional e ele analisou as relações entre culturas nacionais e culturas corporativas. Sua análise ficou famosa por funcionários da empresa IBM.

#culturaldimensions
#dimensoesculturais
#hofstede
#interculturalcompetence
#interculturality
#multicultural
#marinaonairblog
#marinaonair
#marinanoarblog
#culturaesociedade
#cultura

Nenhum comentário: