segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Mudança e cultura

É comum a gente se mudar de casa. Tá, conheço gente que nunca mudou sequer de quarto, mas isso não é a regra. A gente muda de casa, de vizinhança, de cidade, estado e até país. E toda mudança traz consigo um certo choque, para alguns até um medo do desconhecido. 

“Será que os vizinhos serão legais como os que eu tinha? Será que tem filhos pequenos? Do que gostam? O que fazem?” são perguntas que ocorrem em momentos de mudança, porque “cultura é o jeito que se faz as coisas por aqui”, e você, que acabou de chegar na área, ainda não sabe como é. Mas se a pessoas falam a mesma língua, a adaptação tende a ser menos difícil. Porém, quando a gente muda pra mais longe, onde se fala outra língua, as diferenças culturais são mais visíveis e a adaptação é um desafio bem maior.

Pense nesse cenário: você se muda para um outro país, por motivos quaisquer (trabalho, amor etc.). Chegando lá, estranha tudo: o modo de falar, comer, andar, agir... é tudo muito esquisito e você tende a achar que as pessoas locais estão de alguma forma erradas, que é melhor ser assim, como você aprendeu que tem que ser. Nesse ponto você está reconhecendo as diferenças.

Mas veja bem, a gente não chega na casa de um conhecido distante e já apontando defeitos na mobília, e vai mudando os móveis de lugar, não é mesmo? Respeitar o modo de ser dos outros é o primeiro e mais importante passo quando se chega num lugar desconhecido. 

Em seguida, é preciso tentar compreender o porquê de as coisas serem como são, de as pessoas agirem como agem. Você não precisa concordar, só precisa respeitar e compreender. Quando entender esses porquês, talvez o contexto passe a fazer algum sentido e você não se sinta mais tão incomodado com essas diferenças. 


Mas uma coisa é preciso dizer: compreender as diferenças pode levar tempo, pois demanda algum conhecimento sobre cultura e padrões culturais. Não há jeito “certo”: há a sua perspectiva e a perspectiva do outro de compreender o mundo. 

Vamos falar aqui de forma clara e simples sobre esses conceitos. Fiquem ligados!


#oqueecultura
#culturaediversidade
#intercultural
#competenciaintercultural
#interculturalidades
#marinanoarblog
#marinanoar
#culturaeidentidade
#culturanacional

#culturaregional
#culturaemudanca

   

Nenhum comentário: