quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Cultura e diversidade

Comecei a escrever aqui sobre a minha origem italiana, e certamente ainda há coisas a contar. Mas isso me despertou para a interculturalidade (diversidade cultural) que cada um traz em si, consciente ou não. Mas como compreender o que vem a ser intercultural sem entender exatamente o que é cultura? 

No mundo globalizado e altamente conectado de hoje é comum encontrar pessoas de diferentes países vivendo e/ou trabalhando num mesmo ambiente, e compreender as diferenças culturais é fundamental para uma convivência harmônica. Mas cultura diferente não é apenas a de outro país: seu vizinho mineiro, nordestino ou gaúcho tem hábitos e costumes diferentes do seu, mesmo sendo brasileiro como você.

Há diversas definições acadêmicas para cultura. Algumas são mais simples, outras indicam contextos de identidade regional/nacional ou de pertencimento a determinados grupos. Mas a melhor mesmo, para compreensão de leigos e para aplicação prática na vida é: "cultura é o jeito que se faz as coisas por aqui"

E o jeito que se faz as coisas em cada lugar é determinado pelo conjunto de crenças e valores das pessoas dali. O que é importante ali naquele grupo ou naquela região pode não ser pra você, o que não significa que as pessoas desse grupo estão erradas porque agem diferente de você. Entender o porquê de as pessoas se comportam da maneira que o fazem não é tão simples assim, demanda compreender contextos que muitas vezes estão além da capacidade de cada um. Não é preciso concordar com o outro, mas é fundamental respeitar a forma de ser e agir dessa pessoa.

O encontro de culturas pode ser muito enriquecedor quando as partes reconhecem e respeitam suas diferenças. E quando interagem ao ponto de, por exemplo, adotar para si um costume diferente ao seu, já entramos no campo da interculturalidade, da interação entre as culturas.

Quantas culturas você consegue identificar ao seu redor? Quais? De que forma você as identifica? Comida? Modo de falar? Costumes? Tradições? Comente, e colabore para expandir nossas conversas sobre cultura, que estão apenas começando com esse post.


#oqueecultura
#culturaediversidade
#intercultural
#competenciaintercultural
#interculturalidades
#marinanoarblog
#marinanoar
#culturaeidentidade
#culturanacional

#culturaregional


Nenhum comentário: