domingo, 5 de abril de 2020

Distanciamento social ou apenas físico?

Em tempos de corona vírus somos forçados ao distanciamento físico – não compactuo da expressão „distanciamento social“. Precisamos ficar em casa e evitar toda saída desnecessária. Todo aquele que tiver chance de trabalhar de casa, deve fazê-lo. E quem não tem como evitar sair, precisa cuidar de si e dos outros, mantendo a distância física nos ambientes em que estiver.

Mas vamos falar da expressão „distanciamento social“: já não vivíamos isso antes? Estávamos tão conectados, ilusoriamente juntos, trocando carinhos por meio de emojis em mensagens de aplicativos, mas quanto de sinceridade e presença essas mensagens continham de fato?

Minha experiência de duas semanas de quarentena, saindo de casa apenas pra comprar comida, é de que aquilo que o governo começou chamando de „distanciamento social“ é na verdade apenas um distanciamento físico que, na prática, está promovendo uma grande aproximação social entre as pessoas, possibilitada principalmente pela tecnologia.

Eu mesma reativei o Skype, aprendi que dá pra fazer chamada de vídeo de até quatro pessoas no whatsapp e descobri o zoom, que já conhecia, mas nem tanto. Recebo convites constantes para acompanhar lives no Instagram e no Facebook – o mundo está se encontrando no virtual, porém parece que sem aquela superficialidade que antes reinava. As pessoas querem de fato um carinho, uma palavra, querem ser ouvidas, compartilhar suas dores e angústias, saber que há outros na mesma situação, e essa troca de experiências enriquece e fortalece cada um que participa desses eventos virtuais.

Essa aproximação social é algo inimaginável se olharmos para três meses atrás. Mas é a realidade, e depois dessa crise o mundo não voltará ao que era antes. Todas essas mudanças  que estamos sendo de alguma forma forçados a fazer em nossas vidas, tudo de novo que estamos aprendendo e que estamos reinventando e adaptando, tudo isso será imensamente útil na sociedade pós-corona.

Fiquemos atentos a tudo que estamos vivendo agora. 

E sigam o blog: vamos continuar falando de temas relacionados ao momento e tudo que podemos resgatar nesse fase em que „ter tempo“ deixou de ser impeditivo.

#marinanoarcomunicacao #marinanoarblog #marinanoar #coronavirus #coronacrise #mudancas #crisenasociedade #distanciamentosocial #valoreshumanos #valoresessenciais #mundoemcrise #docaosnasceaordem #reinventar #mudancadeparadigmas #paradigmas 

Nenhum comentário: